Copyright © 2019 Equilíbrio Assessoria Econômica Solidária. Feito por William José Wülfing. Todos os direitos reservados.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Movimento Empresa Júnior

Atualizado: 14 de Nov de 2019


O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR


Regida pela Lei Nº 13.267 e pelo Conceito Nacional de Empresa Júnior, uma empresa júnior é uma associação sem fins lucrativos, composta por alunos de graduação matriculados em instituições de ensino superior, com objetivo de realizar projetos e serviço que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados e, assim, para o desenvolvimento do Brasil. Os serviços e projetos prestados, apesar de possuírem valores abaixo do aplicado pelo mercado, possuem a mentoria e supervisão de professores e profissionais especializados das instituições de ensino, proporcionando uma qualidade tão boa quanto a de empresas seniores.


As empresas possuem gestão totalmente autônoma da instituição de ensino e os estudantes vinculam-se de forma voluntária, não recebendo rendimentos pelo trabalho. Dessa maneira, os recursos obtidos com a realização dos serviços retornam aos membros através de capacitação ou são destinados à manutenção da empresa. E, como qualquer outra instituição, também cumprem obrigações fiscais e tributárias.


Mas isso é apenas uma ponta de um grande iceberg do que chamamos de Movimento Empresa Júnior (MEJ).


TUDO TEM UM INÍCIO


Era a década de 60: quando o homem pisou pela primeira vez na Lua, mas também construiu um muro que veio a dividir uma cidade e separar famílias em Berlim. Época do primeiro disco dos Beatles, do I Festival de MPB, do Tropicalismo. Ocasião que a poderosa Igreja Católica questiona suas diretrizes com o Concílio Vaticano II, e o pastor protestante Martin Luther King Jr. faz seu lendário discurso no Lincoln Memorial contra a segregação étnica nos Estados Unidos da América. Quando os jovens se levantam contra a Guerra do Vietnã e vários países africanos conquistam sua independência.


Foi também nessa época que os jovens universitários franceses se questionaram e se manifestam contra o padrão do sistema educacional de seu país. Reprimidos de forma violenta, o movimento recebeu a adesão de dois terços dos trabalhadores que cruzaram seus braços, hoje chamado de Movimento de Maio de 1968. Nesse contexto, em 1967 graduados da École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales, sentindo a necessidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula tiveram a ideia de, orientados por seus professores, prestar consultoria em suas áreas de atuação para a comunidade. Surgiu assim a Junior ESSEC Conseil. Dois anos, já com 20 outras empresas espalhadas pela França, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) mostra seu potencial com a criação da Confederação Francesa de Empresas Juniores.




O MAIOR MOVIMENTO


O conceito chega ao Brasil por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-França. A falta de oportunidades, causada principalmente pela crise econômica e pela regras educacionais rígidas fizeram os alunos de Administração na Fundação Getúlio Vargas em 1988, inspirados pelo que estava acontecendo na Europa, abrirem a primeira empresa no Brasil: a Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas.


O movimento foi aos poucos, ganhando espaço no meio acadêmico, crescendo, até que em 2003, criou-se a Confederação Brasileira de Empresas Juniores - Brasil Júnior. Hoje, trinta anos depois de chegar ao país, mais de 20 mil empresários espalhados em cerca de 820 empresas em 140 instituições de ensino, nas 27 federações, realizaram mais de 18 mil projetos por ano e investiram mais de 62 MILHÕES de reais em educação. Todos esses dados foi só para te dizer que somos a maior rede de empresas juniores da Terra!



CONHEÇA AS INSTÂNCIAS


Brasil Júnior - cuida do MEJ a nível federal, principalmente através das federações, além de promover a integração da rede;


Federação de Empresas Juniores - organiza e fomenta o movimento a nível estadual. No Estado do Rio Grande do Sul (RS) é a FEJERS


Núcleo de Empresas Juniores - tem um olhar mais direto, com atenção às empresas a nível municipal e/ou regional. No RS existem 4: Porto Alegre, Santa Maria, Rio Grande e Pelotas


Empresa Júnior - essa eu acredito que você já conheçe, né! :)

#Júnior

108 visualizações