top of page

Organização Financeira nas empresas.



A importância do controle das finanças e do planejamento financeiro dentro das empresas. E como isso pode impactar positivamente os negócios.


O conhecimento sobre finanças é fundamental para a sobrevivência de uma empresa. Esse conhecimento abrange não somente a capacidade de gerir as entradas e saídas de dinheiro, mas também a percepção acurada sobre quais aspectos do negócio devem ser ressaltados. Segundo pesquisas do SEBRAE, a falta de gestão e o descontrole do fluxo de caixa estão entre as principais causas para a alta taxa de mortalidade de pequenos negócios no país. Algumas ferramentas, como Estruturação e Educação Financeira, podem auxiliar diretamente para evitar problemas como esses.

É comum que microempreendedores centralizem sua atenção para esforços técnicos e deixem um pouco de lado a administração dos negócios. Porém, uma boa organização financeira tem um impacto muito grande no desenvolvimento da empresa e no desenvolvimento do país, visto que a qualidade das decisões dos empresários provoca efeito em toda a economia. Com ela, é possível construir estratégias e metas com base em relatórios reais da empresa, sem sofrer influências de percepções ingênuas da condição do empreendimento. O objetivo da Estruturação Financeira é conseguir controlar e organizar receitas e despesas, visualizar resultados e observar evoluções nos saldos, assim como controlar e confrontar as metas.

A Educação Financeira gera um impacto na empresa, mas principalmente na vida do empreendedor em si. Possuindo o domínio do funcionamento dos variados tipos de empréstimos, financiamentos e créditos, assim como de juros, de investimentos, fluxo de caixa e de capital de giro, a saúde financeira pessoal acaba influenciando diretamente na saúde financeira da empresa, uma vez que é comprovado que pessoas financeiramente estáveis podem se tornar melhores gestores de negócios. Antigamente, acreditava-se que finanças pessoais era de responsabilidade de cada indivíduo. Isso modificou-se quando foi percebido que o mau gerenciamento financeiro dos funcionários prejudicava diretamente sua motivação e seu desempenho. Sendo assim, uma boa educação financeira é essencial tanto para o empreendedor quanto para seus colaboradores.


104 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page