top of page

A importância da Estruturação Financeira

A Estruturação Financeira é a atividade que controla todos os processos do fluxo de uma empresa a fim de perpetuá-la. No princípio básico, ela se define como o balanço da rentabilidade, êxito econômico em relação ao capital aplicado, e a liquidez, capacidade de conversão de um bem em dinheiro rapidamente. Através de ferramentas de análise e indicadores financeiros, a realidade da empresa é examinada e novas metas são traçadas a fim de corrigir os problemas encontrados. Posteriormente, relatórios mensais buscam analisar a evolução do saldo da empresa, ao passo que os resultados sejam confrontados com as metas e, novas decisões estratégicas sejam tomadas.


As principais áreas de fluxo a serem estruturadas são o setor financeiros e o  comercial de cada empresa, sendo cada um deles responsável por:

  • Financeiro: administrar o trânsito monetário, suprir as necessidades de custo e alocar o excedente financeiro em prol do crescimento futuro.

  • Comercial: área de compras e área de vendas.

- Compras: negocia prazos e condições com os fornecedores.

- Vendas: vender produtos e serviços, gerar entrada do fluxo de caixa.



Ferramentas de análise e indicadores financeiros 

  • Análise do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

  • Planejamento Orçamentário

  • Análise de balanço

  • Plano de Contas

  • Análise Gráfica

  • Fluxo de Caixa 


A falta de Estruturação Financeira dificulta a noção da realidade do negócio, atrapalhando seu desenvolvimento a longo prazo e tornando-o suscetível a endividamentos. A partir desse serviço, a empresa é capaz de adquirir uma atitude preventiva e não reativa, com objetivos a longo prazo e práticas no curto prazo.


Nós da Equilíbrio Assessoria Econômica oferecemos o serviço de Estruturação Financeira. Tendo em vista as dificuldades que as atuais dificuldades trazidas pela crise atual, flexibilizamos os formatos de pagamento para que as pequenas e médias empresas possam ter um acompanhamento nesse  período desafiador.



78 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page