A Estruturação Financeira é a atividade que controla todos os processos do fluxo de uma empresa a fim de perpetuá-la. No princípio básico, ela se define como o balanço da rentabilidade, êxito econômico em relação ao capital aplicado, e a liquidez, capacidade de conversão de um bem em dinheiro rapidamente. Através de ferramentas de análise e indicadores financeiros, a realidade da empresa é examinada e novas metas são traçadas a fim de corrigir os problemas encontrados. Posteriormente, relatórios mensais buscam analisar a evolução do saldo da empresa, ao passo que os resultados sejam confrontados com as metas e, novas decisões estratégicas sejam tomadas.
As principais áreas de fluxo a serem estruturadas são o setor financeiros e o comercial de cada empresa, sendo cada um deles responsável por:
Financeiro: administrar o trânsito monetário, suprir as necessidades de custo e alocar o excedente financeiro em prol do crescimento futuro.
Comercial: área de compras e área de vendas.
- Compras: negocia prazos e condições com os fornecedores.
- Vendas: vender produtos e serviços, gerar entrada do fluxo de caixa.
Ferramentas de análise e indicadores financeiros
Análise do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)
Planejamento Orçamentário
Análise de balanço
Plano de Contas
Análise Gráfica
Fluxo de Caixa
A falta de Estruturação Financeira dificulta a noção da realidade do negócio, atrapalhando seu desenvolvimento a longo prazo e tornando-o suscetível a endividamentos. A partir desse serviço, a empresa é capaz de adquirir uma atitude preventiva e não reativa, com objetivos a longo prazo e práticas no curto prazo.
Nós da Equilíbrio Assessoria Econômica oferecemos o serviço de Estruturação Financeira. Tendo em vista as dificuldades que as atuais dificuldades trazidas pela crise atual, flexibilizamos os formatos de pagamento para que as pequenas e médias empresas possam ter um acompanhamento nesse período desafiador.
Comments