top of page

Alguém disse "viabilidade econômica" e "sucesso"?

Atualizado: 9 de set. de 2019


Todo o empreendimento é um investimento. Quando se investe em uma caderneta de poupanças, por exemplo, é de interesse do investidor ter conhecimento do quanto ela renderá em um certo período; quando deseja-se abrir um novo negócio, também é do interesse do investidor saber quanto de lucro ele terá. “Será que é viável?”, “quais serão os custos totais de operação?”, “em quanto tempo o valor investido retornará?”. É comum surgir perguntas na hora de investir anos de economia em uma nova ideia ou em um novo estabelecimento, mas a boa notícia é que existe uma forma de sanar todas essas dúvidas e chegar ao sucesso! Já ouviu falar em um Estudo de Viabilidade Econômica?

O EVE (Estudo de Viabilidade Econômica), como o próprio nome já diz, analisa se o investimento em questão é viável ou não, considerando condições do mercado, atratividade, possíveis lucros e riscos. Com ele, o investidor/empreendedor terá maior segurança na aplicação do investimento: contando com números e projeções, ele terá certeza dos retornos financeiros do empreendimento e poderá traçar futuras estratégias para potencializar os lucros. Os resultados do EVE são obtidos por meio de indicadores, que são calculados a partir de projeções de fluxo de caixa (para um, cinco, dez, vinte anos - dependendo da empresa), de análise de cenários pessimistas e otimistas e de projeções mercadológicas. Entre os indicadores, pode-se destacar alguns:

  • TMA (Taxa Mínima de Atratividade): é uma taxa de rentabilidade mínima exigida pelo investidor, “uma motivação para investir”. Normalmente, usa-se como base um outro investimento, como uma caderneta de poupanças, e analisa-se quanto renderia o investimento caso se optasse por outra fonte.

  • PAYBACK: o tempo necessário para que o valor investido retorne para o empreendedor em forma de lucro.

  • ROI (Retorno sobre o Investimento): é a relação entre o lucro operacional e o investimento

Ao final do estudo, se o empreendimento for viável, o sucesso está garantido. Com a análise, é possível traçar cenários e planos de ação, verificar a sustentabilidade financeira da empresa e atrair colaboradores e investidores para o empreendimento, por meio da provisão de receitas e retorno sobre o capital - ou seja, “atrair mais dinheiro” para o negócio.

E você? Está pensando em investir em uma ideia, mas não tem certeza se deveria? Será que é viável? Será que esta ideia lhe renderá frutos no futuro? Ainda duvida que com planejamento o sucesso de seu investimento é incontestável?

Entre em contato conosco! Podemos ajudar!

67 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page