top of page

Um processo seletivo diferente: home office e parceria entre EJs

Em março deste ano, a Equilíbrio Assessoria Econômica contou com 17 trainees para seu processo seletivo. Durante esse período, foram sucedidas entrevistas e desafios com setores os quais a Equilíbrio trabalha e, além disso, na fase final e decisiva do processo, foi realizada uma parceria com outras empresas juniores da UFRGS, a Renova Jr. e OTMZA.


Em um primeiro momento, os candidatos tiveram o livre arbítrio de escolher sobre uma tarefa: poderiam realizar uma consultoria para uma empresa fictícia; escrever sobre algum tema relevante ao contexto empresarial e/ou estudantil; ou ainda, relatar e dissertar sobre a importância de algum dos serviços da EQ, como as pesquisas de mercado, viabilidade econômica e as atividades do Núcleo de Apoio Fiscal. A entrevista com os participantes procurou entender melhor quais seus propósitos dentro da empresa e as expectativas de trabalhar em uma EJ, afim de conseguir traçar melhor características de cada um dos envolvidos. Neste sentido, além da conversação, foi pedido que os trainees realizem o teste DISC, o qual analisa o perfil de uma pessoal quanto ao seu comportamento, às suas formas de trabalhar e de lidar com problemas. 


A fase final do recrutamento foi elaborada em parceria com a Renova Jr. e a OTMZA, empresas juniores da faculdade de Engenharia de Energia e de Engenharia Mecânica da UFRGS, respectivamente. Nesse desafio, os candidatos foram divididos em grupos e encorajados a executar um projeto de precificação. Este serviço faz parte da cartada Equilíbrio e, consiste em realizar uma profunda análise dos custos e da concorrência da empresa, com a apresentação de um método para que o cliente consiga colocar um preço em seu produto. Dessa forma, durante o período de um mês, os participantes atuaram como se já fossem consultores da empresa, ao marcarem reuniões com os clientes, entenderem as suas necessidades e elaborarem um plano de ação para atualização da tabela de preços.   


Os grupos ficaram responsáveis por realizar diferentes versões do projeto, direcionadas para as duas empresas parceiras. Cada equipe foi capaz de decifrar as principais dificuldades encontradas na precificação vigente das EJs envolvidas e, a partir dessa análise, desenvolveram um plano de ação para estabelecer um método simples e de fácil compreensão, atendendo as necessidades dos clientes. O auxílio na organização das finanças e as análises da concorrência foram essenciais para obter um resultado acima do esperado.


Ao final da seleção e de uma entrega parcial de soluções para os projetos das EJ's parceiras, foram aprovados 14 pessoas para agregar ao time da Equilíbrio. A partir desse momento, com os novos consultores da Equilíbrio, houveram algumas reuniões com os clientes, para um feedback e finalização do projetos de precificação. A experiência do Processo Seletivo à distância foi um grande desafio para toda a empresa e aos trainees, devido as limitações e a drástica mudança de cenário. Ainda assim, mostramos que somos capazes de nos adaptar as dificuldades e alcançar os melhores resultados, como demonstrado pelos projetos que os novos membros realizaram durante o Processo Seletivo.



O projeto com a Equilíbrio envolveu um grande desafio que era melhor embasar o sistema de precificação da empresa. Anteriormente, o valor precificado possuía apenas a dependência do valor de horas estimadas, que muitas vezes não era correspondido por motivos de dentro de nossos escopos ocorrer uma grande variação de complexidade entre cada projeto. A Equilíbrio, dentro de seu processo de trainee, elaborou um sistema de precificação em que os gastos anuais e o valor da hora do consultor eram analisados separadamente, trazendo uma maior segurança para futuras negociações.

Gustavo Correa, atual Diretor de Projetos da OTMZA.



138 visualizações
bottom of page