Organização financeira nas empresas: qual sua importância e como fazer?

O conhecimento sobre organização financeira nas empresas é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio.


Esse entendimento abrange não somente a capacidade de gerir as entradas e saídas de dinheiro do caixa como, também, a percepção acurada sobre quais aspectos do negócio devem ser ressaltados.


De acordo com pesquisa do Sebrae, três em cada dez empreendedores que abrem o próprio negócio fecham as suas portas após cinco anos. E um dos motivos disso são problemas na gestão financeira, especialmente a existência de descontrole do fluxo de caixa.


Dados como esse indicam a importância da organização financeira nas empresas. Para saber mais sobre como lidar com esse desafio e não fazer parte dessas estatísticas, continue a leitura.


O que é e por que aperfeiçoar a organização financeira nas empresas?


De forma objetiva, a organização financeira consiste em orientar planos e ações objetivando a saúde financeira do negócio, manter sua viabilidade, lucratividade e perenidade no mercado.


Este é um dos aspectos mais centrais para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, a organização financeira permite que o empreendedor tenha um mapa para orientá-lo sobre como direcionar recursos para chegar ao destino pretendido.


Outro motivo para buscar constantemente aperfeiçoar a organização financeira é que isso ajudará a criar melhores condições tanto para atrair investidores quanto para ter acesso a linhas de crédito.


Naturalmente, a organização financeira não faz desaparecer os eventuais riscos ao sucesso do negócio. Entretanto, ela torna mais fácil prevê-los e criar planos de ação para minimizá-los, preparando também a empresa para ter mais resiliência mesmo diante de incertezas.


Com isso, ter a organização financeira em dia é importante tanto para a rotina operacional do negócio, para que o empreendedor consiga reduzir custos e otimizar seus resultados, como, também, para o futuro da empresa, minimizando os riscos de seu fechamento prematuro.


Como ter melhor organização financeira em seu negócio?


É preciso dedicação e comprometimento para elaborar e aprimorar a organização financeira da empresa. Entretanto, esse trabalho trará benefícios amplos de curto, médio e longo prazo.


Primeiramente, pode-se começar pelos planos financeiros mais estratégicos do negócio. Esses irão orientar o desenvolvimento de planejamentos e orçamentos de curto prazo, alinhamento o aspecto operacional ao estratégico.


Lembre-se de que, para isso, será essencial contar com dados atualizados e confiáveis — afinal, sua organização financeira não deve se basear apenas em feeling e em "achismos".


Essas informações poderão vir de seu fluxo de caixa, relatórios de vendas, da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e outras fontes.


A partir disso, há algumas ferramentas, como a Estruturação e a Educação Financeira, que poderão auxiliar diretamente neste trabalho.


O objetivo da Estruturação Financeira é conseguir monitorar e organizar receitas e despesas, visualizar resultados e observar evoluções nos saldos, assim como controlar e confrontar as metas estipuladas.


Por sua vez, a Educação Financeira pode gerar não apenas um impacto na empresa, como, também, na vida do empreendedor.


Afinal, ao ter o domínio do funcionamento dos variados tipos de empréstimos, financiamentos e créditos, assim como de juros, de investimentos, fluxo de caixa e de capital de giro, a saúde financeira pessoal acaba influenciando diretamente na saúde financeira da empresa, uma vez que pessoas financeiramente estáveis podem se tornar melhores gestores de negócios.


Se você precisa de auxílio para promover a organização financeira de seu negócio ou quer aplicar rápida e assertivamente ferramentas como essas, conte com a Equilíbrio Assessoria Econômica.


Entre em contato com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudar sua empresa a vencer seus desafios de organização e gestão financeira!


17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo